quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CRIE VOCÊ MESMO O SEU “CAMPEÃO”

CRIE VOCÊ MESMO O SEU “CAMPEÃO”


                                                                       Colaboração : Antonio Pereira da Silva Botucatu/SP

           

                         Na realidade, não existe uma fórmula mágica para que consigamos criar um curió de canto clássico, sem nenhum efeito. Claro que se existisse ele não seria considerado o pássaro de canto mais raro e valioso como o é. Entretanto, este é o ideal da maioria dos criadores e mantenedores.

Reconhecemos o mérito de abnegados e respeitáveis criadores de curiós, que muito já contribuíram e continuam contribuindo com a preservação de nossa fauna, criando em cativeiro curiós em quantidade relativamente grande e de ótima qualidade de canto, sendo eles desta maneira os maiores responsáveis pela perpetuação da espécie que estava sendo ameaçada de extinção em algumas regiões do país.

Rendemos, nesta oportunidade, nossas sinceras homenagens e agradecimentos a estes criadores incansáveis.

            Graças a eles, existem hoje pássaros criados em cativeiro, com o canto educado do mais alto grau de qualidade e riqueza de notas, superando em muito aqueles de origem silvestre, que um dia foram considerados excelentes.

Destacamos também aqueles passarinheiros que, por residirem em apartamentos e/ou em grandes centros urbanos, e, consequentemente, talvez, não disponham de espaço físico adequado para instalar um criadouro, adquirem de um amigo criador, um filhote e se dedicam em ensiná-lo por meio de toca CD; e, não muito raro, são muito bem sucedidos.


Estes passarinheiros poderão se considerar até uns privilegiados quanto à facilidade para o ensinamento do seu filhote, uma vez que não possuem outros pássaros que possam intervir e atrapalhar o aprendizado do mesmo.


Desta forma, é muito importante que estes passarinheiros continuem se dedicando em ensinar um filhote e tenham em mente que a possibilidade de se conseguir um pássaro raro, existe. O que não pode é desanimar na primeira tentativa, precisa ser perseverante.


                               Conhecemos alguns passarinheiros que embora tenham espaço, tempo e conhecimentos profundos de todos os detalhes de uma criação, não se importam muito com a qualidade de canto dos filhotes; querem simplesmente criar como “hobby”.

 Estes criadores merecem também todo nosso respeito e admiração, e servem de exemplo a muitos outros que gostam de pássaros, mas nunca se propuseram em criá-los, imaginando, talvez, que seja muito difícil, mas podemos garantir que não há nada de complicado. Basta ter boa vontade e dedicação.
 Assim, nosso propósito, neste momento, é incentivar o máximo os amantes de pássaros que se dediquem a criá-los, pois já foi comprovado que a criação de pássaros é uma atividade saudável, além de ser uma terapia muito eficiente no alívio do estresse do dia-a-dia.

                        Como já dissemos, inicialmente, “não existe uma fórmula mágica para se criar um curió de canto clássico”; porém, com a experiência adquirida nestes tantos anos de criação, e sem pretensão alguma, temos o prazer de manifestar algumas opiniões pessoais, que embora elementares, julgamos interessante transmiti-las àqueles que estão iniciando.

Entendemos que não há necessidade de contar com um plantel muito grande de fêmeas, talvez três ou quatro, no máximo, o importante é que sejam comprovadamente de boa procedência, isto é, de pais que já geraram filhos inteligentes e de boa qualidade de canto.

Com uma quantidade reduzida de fêmeas o criador não terá necessidade de muito espaço para acomodá-las, e, evidentemente, o manejo das gaiolas, a manutenção de higiene, a alimentação, alguns procedimentos básicos para se evitar a instalação ou propagação de doenças, enfim, todos os procedimentos atinentes à criação, ficarão proporcionalmente menores e prazerosos.

                        O toca CD deverá ficar ligado no ambiente e certamente as fêmeas “esquentarão” naturalmente, começando a ninhar e logo a seguir (dentro de dois ou três dias) pedirão gala.

O curió galador, que deverá também ser de boa linhagem, especialmente quanto à voz, repetição e valentia, poderá ficar no recinto até a primeira postura, porém a partir daí não precisa e nem deve ficar no mesmo recinto.

                        Um lugar ideal para mantê-lo, enquanto aguarda o próximo período fértil das fêmeas, é na cabine acústica ou noutro recinto longe do criatório.

                        No dia da gala, após o cruzamento, ele deverá ser conduzido à cabine, ou num local distante do criatório, evitando-se assim que os embriões em desenvolvimento nos ovos que estão sendo chocados por uma determinada fêmea, os ouçam, considerando que existe uma premissa que, mesmo dentro do ovo, os embriões já ouvem o pai.
           
Quando as fêmeas estiverem chocando, é interessante manter o toca CD ligado. Depois de separados estes filhotes deverão ser observados atentamente, pois os talentosos e diferenciados logo se destacarão.

Existem alguns tão diferenciados que mesmo antes de separar da mãe já estão “cochichando”.

                       





                       O filhote que demonstrar ser promissor deverá ser isolado dos demais e ser submetido a aperfeiçoamento do canto com o toca CD, nunca deixando ouvir outros pássaros.
           Excepcionalmente, em se tratando de um mestre cujo canto seja reconhecidamente de alta qualidade, o filhote poderá ouvi-lo durante algum tempo, porém, assim que demonstrar sua aptidão e talento na aprendizagem e já estiver anunciando as primeiras notas semelhantes ao CD, deverá ser separado definitivamente.

                       O aparelho de som deverá ser de boa qualidade, com potência suficiente para a fiel reprodução das notas gravadas no CD.

                        Obviamente, não podemos garantir com certeza absoluta, que os filhotes aprenderão todas as notas do CD, o importante, entretanto, é fazermos a nossa parte.

                        A chance de se conseguir um curió de canto clássico existe, contudo, a tarefa de conduzi-lo a ser um campeão é um desafio que exige muito desprendimento e persistência por parte de seu criador; mas vale à pena.

                        Encare você também este desafio:

                    CRIE VOCE MESMO O SEU CAMPEÃO.
                      
                       Boa sorte.
                       
                       

                                                                                           Antonio Pereira da Silva
                                                                                           Botucatu – SP
                                                                                           e-mail: pereirabotucatu@uol.com.br

 Fonte: http://www.amigosdocurio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário