quinta-feira, 25 de abril de 2013

A importância de um correto manejo da desinfecção

A importância de um correto manejo da desinfecção
Por: Eduardo C. Rosatti
Quinabra - Quimica Natural Brasileira Ltda
INTRODUÇÃO
Atualmente, para sustentar bons resultados e manter a lucratividade na atividade avícola, principalmente em sistemas de produção intensiva, devemos levar em conta três fatores básicos: higiene e sanidade animal, melhoramento genético e alimentação adequada.
Uma boa prática de higiene e sanidade, requer a adoção de medidas preventivas que melhoram a qualidade de vida dos animais e com isso reduz o uso de medicamentos, além de reduzir a taxa de mortalidade, aumentar a taxa de crescimento e melhorar a conversão alimentar.
O correto manejo da desinfecção é uma das principais ferramentas de higiene e sanidade que consiste na destruição ou controle de agentes infecciosos presentes no meio ambiente, por processos químico ou físico. O uso de produtos químicos é a prática mais usual e efetiva na desinfecção.
Vazio sanitário
O primeiro passo de um bom processo de desinfecção é fazer uma limpeza rigorosa das instalações e equipamentos eliminando ao máximo a matéria orgânica das superfícies. O processo de limpeza, após a saída do lote, consiste em retirar o esterco, varrer o piso, remover restos de ração nos comedouros, lavar as gaiolas vazias e o galpão com água pressurizada. Com a remoção da matéria orgânica, a atuação do desinfetante será mais efetiva. Após a aplicação do desinfetante, esperar por sete dias para entrada do novo lote.
Manutenção
Com as novas aves alojadas nas gaiolas, fazer a desinfecção uma vez por semana, pulverizando a solução sobre as aves, atentando para o uso de produtos não tóxicos e nem irritantes para os animais.
Vale lembrar que o manejo de desinfecção é somente um suporte e não substituto de outras medidas higiênicas tais como a proibição ou o controle de entrada de veículos na granja, cinturão verde, depósito de esterco afastado da granja entre outros. Em um programa de desinfecção, nunca misturar ou combinar desinfetantes, pois esse procedimento pode surtir efeito negativo como a neutralização ou até mesmo obtendo-se um subproduto tóxico.
Desinfetantes
Os desinfetantes comumente usados são a amônia Quaternária, Glutaraldeído e a Soda Cáustica. Os compostos de Amônia Quaternária são empregados em pisos, paredes e equipamentos, tem boa ação penetrante, por isso são muito úteis em superfície porosa, mas tem pouca ação contra fungos e vírus e atividade reduzida na presença de água dura. O Glutaraldeído é um desinfetante de largo espectro e é ativo na presença de matéria orgânica, mas não se recomenda sua aplicação sobre os animais, além de seus resíduos contaminarem os alimentos. A soda cáustica inibe o crescimento e desenvolvimento de muitas bactérias, mas não tem efeito sobre os esporos bacterianos, além de ser tóxico, irritante e corrosivo.
Novas tecnologias em desinfetantes vêm sendo amplamente desenvolvidas, dentre as quais podemos citar os ácidos orgânicos (ácido ascórbico, cítrico e lático), que possuem amplo espectro de ação, boa estabilidade na presença de matéria orgânica e podem ser aplicado sobre os animais e na presença do homem por não serem tóxicos, quando nas dosagens corretas, além de serem biodegradáveis.
A importância do Rodízio
Como sabemos, a maioria dos desinfetantes quimioterápicos, quando usados constantemente, abrem a possibilidade dos microrganismos adquirirem resistência à sua ação desinfetante, tornando-se ainda mais agressivas e conseqüentemente causando mais danos, por isso é extremamente importante fazer rodízios de desinfecção visando anular essa possibilidade.
Custo x benefício
O investimento em higiene e sanidade é justificável, pois ele irá reduzir a incidência de enfermidades, tais como Gumboro, Laringotraqueíte entre outras, que atuam negativamente sobre a produção. Conseqüentemente o granjeiro terá menor queda de produtividade o que resulta em uma maior rentabilidade, além disso irá desembolsar menos recursos com medicamentos, o que nos leva a concluir que o investimento em desinfecção realmente vale a pena.
Fonte: www.criadourorenascer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário