segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mortalidade de neonatos

Mortalidade de neonatos

Tomamos a liberdade de trancrever e-mail do Dr Anderson Carangola, que aborda o problema com grande propriedade.
As infecções, principalmente por bactérias gram negativas, são as principais causas de mortalidade em aves neonatas.
Acometem principalmente os tratos respiratório e digestivo.
Podem ser utilizadas bacterioscopias e culturas de matérias das cavidades nasais,do papo e da cloaca.
A bacterioscopia, feita via microscópio, é mais rápida e dá uma idéia do tipo da bactéria causadora. A cultura é mais eficaz na identificação do germe e de quais agentes antibacterianos seriam mais eficazes. Porém a cultura demora cerca de três dias para dar o resultado.
Outro problema é que nesses locais a presença de bactérias, do mesmo tipo das que causam a doença, é muito comum, podendo atrapalhar o diagnóstico preciso com ambas as técnicas. Existe uma grande importância do acompanhamento de um veterinário experiente no trato de aves para uma perfeita utilização dessas ferramentas diagnósticas.
O antibiótico citado, o Clavulin 250 (amoxacilina com ácido clavulânico) é eficaz contra uma boa variedade das bactérias responsáveis.É eficiente por via oral e apresenta baixa toxicidade. Pode causar irritação gastrintestinal com vômitos e diarréia. Apresenta também boa eficácia contra bactérias gram positivas.
Em casos graves essa droga pode não ser eficiente, principalmente para as gram negativas, onde seria mais indicada uma quinolona (ciprofloxacina, enrofloxacina ou outras mais modernas).
Um outro grupo de agentes infectantes comuns nos transtornos na época do ninho é o dos fungos. O tratamento é feito com antifúngicos, como a nistatina.
Tanto as bactérias gram negativas (Escherichia coli, Klebsiella e Enterobacter sp, por exemplo) tem como grande fonte transmissora a via fecal-oral. Ou seja, ingestão de alimentos contaminados por fezes.
Daí a importância da higiene absoluta com todo o ambiente e utensílios empregados na criação. Lembre-mos que uma bactéria que num adulto saudável não causaria nada, em um recém nascido poderia causar a morte rapidamente.
Cordialmente,
Anderson Carangola MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário