segunda-feira, 18 de julho de 2011

Escolha das Gaiolas

Escolha das Gaiolas 
        Quando pensamos no controle sanitário e na facilidade de manejo, nossa preferência recai sobre as gaiolas confeccionadas totalmente em arame.

        Alguns planteis são dedicados a produção de curiós para as disputas de fibra, podendo negligenciar as questões ligadas ao canto, menos importante para a modalidade. Para esses, não há melhor opção.
As gaiolas de arame galvanizado facilitam a limpeza, a esterilização, dificultam as infestações por ectoparasitas, são mais duráveis e estão disponíveis em uma série de modelos.         As que possuem laterais removíveis podem ser juntadas formando voadores, conforme a necessidade de manejo.
   No entanto, a maioria dos criadores de curiós busca o canto clássico. Não dá para pensar em qualidade de canto de forma dissociada do isolamento acústico. Seja para impedir que os filhotes ouçam o canto defeituoso de galadores ou para proteger um pardinho de influências sonoras prejudiciais ao processo de lapidação do seu canto, é difícil evitar o emprego das cabines.  Para o uso em cabines a escolha das gaiolas acaba recaindo sobre as gaiolas de madeira, do tipo piracicaba. Ajustam-se ao interior das cabines de isolamento acústico, facilitam os passeios e são de emprego comum nas apresentações em torneios.
        Os fabricantes de cabines, consideram como referência padrão, a gaiola tipo piracicaba Nr 5.

A gaiolas criadeiras devem possuir um passador que permita a passagem do macho de sua gaiola para a gaiola da fêmea. Esse alinhamento de passadores é levado em consideração pelos artesãos que se dedicam a fabricação de gaiolas criadeiras para curiós.
     Desconhecemos a oferta de fabricantes de gaiolas de arame que atendam essa especificidade da criação, salvo em produtos fabricados sob encomenda especial. Essa carência reflete a falta de sintonia dos projetistas das gaiolas industrializadas com as necessidades atuais no ambiente de reprodução.    Para emprego em nosso plantel, encomendamos a fabricação de gaiolas em arame galvanizado com as mesmas dimensões das gaiolas de madeira Nr 5 e com passador lateral.




    Solução adotada por um criador de curiós que mantém seus galadores em gaiolas de madeira e suas fêmeas em gaiolas criadeiras de arame.         Encomendou a fabricação de gaiolas criadeiras com laterais removíveis.
         Nas laterais há um passador que coincide com os das gaiolas de madeira. Tomamos emprestada uma de suas criadeiras para a produção dessas imagens.

Fonte: http://www.cantoefibra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário