quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alimentação

Alimentação
       Vivemos uma fase de transição na alimentação da avicultura de gaiola. A introdução de farinhadas e extrusados na alimentação de curiós e outros granívoros ainda encontra grande resistência entre os criadores.
       Como há 40 anos não se admitia que os cães, essencialmente carnívoros, pudessem ser criados saudáveis com rações industrializadas, atualmente a maioria dos criadores e mantenedores de pássaros em gaiolas acredita na tradicional mistura de sementes como forma mais adequada para alimentá-los.
        A migração para alimentos industrializados é a tendência natural. Na medida que as pesquisas evoluem e os resultados se tornam mais evidentes, um número cada vez maior de criadores passa a empregar alimentos extrusados.

       A mistura de sementes é uma grande vulnerabilidade do controle sanitário do plantel. É difícil obter sementes que tenham sido corretamente armazenadas desde sua colheita até a embalagem para comercialização. Níveis de umidade acima do recomendado, pulverização com produtos para o combate de pragas, manuseio sem higiene e, principalmente, o desenvolvimento de fungos com produção de micotoxinas são problemas constantes com as sementes.

       É possível, com um investimento um pouco maior, adquirir semente e misturas de sementes, de fornecedores que providenciam sua esterilização por radiação e incluem adsorventes de micotoxinas, eliminando, dessa forma, a maioria dos seus inconvenientes.

       Uma boa mistura de sementes deve se basear em 50 % de alpiste e 40 % de uma mistura de painços variados. Nos últimos 10 % o criador poderá incluir uma mistura de arroz cateto com casca e outras sementes de sua preferência como Aveia descascada, Níger, Nabão, Colza, Linhaça, Erva-doce, Perila, Quinua, etc... O alpiste é a semente que mais se aproxima dos valores nutricionais aceitos como dieta básica adequada para a manutenção dos curiós. Os diversos tipos de painço possuem o mesmo resultado nutricional e são diversificados na mistura de sementes apenas como forma de torná-la mais palatável para os pássaros. Como os curiós são extremamente ativos, sua dieta pode ser um pouco mais energética que a de outros pássaros.

       Os curiós consomem pequenas quantidades diárias de sementes. Um erro de muitos criadores é a adoção de comedouros de grande capacidade que recebem uma quantidade sementes que poderia durar mais de uma semana para ser consumida. Diariamente assopram as cascas e recompletam os comedouros. Dessa forma, ao assoprarem as sementes, poderão contaminá-las com uma serie de bactérias e vírus, enquanto a porção que permanece no fundo comedouro por muitos dias desenvolverá grande quantidade de fungos.
       Na temporada de cria, a alimentação de filhotes pode incluir as sementes germinadas e pré-germinadas. Com o início do processo de germinação, ocorre um aumento da disponibilidade de nutrientes, necessários ao desenvolvimento da nova planta. Essa maior disponibilidade pode ser aproveitada, com grande resultado, na alimentação dos filhotes. Recomendamos a leitura de um artigo sobre o assunto, no link SEMENTES GERMINADAS

       Os curiós aceitam muito bem as farinhadas, principalmente quando acrescidas de ovos cozidos.
       Embora cada criador tenha a sua fórmula de farinhada, e muitas sejam as opções industrializadas, adotamos a Farinatta Premium Curió e Bicudo, fabricada pela Angercal. Para cada ovo cozido e passado na peneira, adicionamos 4 colheres de sopa da Farinatta. Os ovos devem ser cozidos por um período entre 20 e 25 minutos de fervura. Um tempo menor de cocção não assegura a eliminação de salmonelas e um tempo maior implica em significativa perda de nutrientes. Empregamos gema e clara.   Há necessidade de retirada dos restos ao final do dia, pois é grande o risco de fermentação em função da umidade conferida pelo ovo cozido.
       Servimos essa mistura em comedouros tipo unha grande.
       Consideramos esse preparo fundamental para a alimentação dos filhotes.

       Mantemos duas extrusadas à disposição dos nossos pássaros. A Alcon Club Curiós, da Alcon e a SM 16, da MegaZoo.        A aceitação da Alcon Club Curiós é excelente e o seu consumo significativo por todos os pássaros do plantel. A aceitação da SM 16 não é tão boa. Alguns pássaros a rejeitam ou consomem pouco.
       Entendemos que o uso de rações extrusadas e farinhadas industrializadas acrescenta qualidade na alimentação dos pássaros. Mas não recomendamos a eliminação da mistura de sementes. Os curiós gostam de descascar sementes. Seu consumo faz parte do instinto natural. Devemos, ainda, levar em conta a possibilidade de transferência de um pássaro para outro plantel e sua maior facilidade de adaptação ao novo manejo alimentar, seja com sementes ou com rações.

       Verduras como o Almeirão ou a Chicória são bem aceitos pelos curiós. Também o Jiló e o Maxixe. Milho verde, em espigas, é muito apreciado pelos curiós, mas deve ser servido com moderação e retirado ao final do dia. O milho verde é muito energético e apresenta baixo nível protéico.
       Não empregamos frutas, legumes ou verduras, pelo risco de presença de agrotóxicos. Mesmo o milho verde pode apresentar resíduos tóxicos. Quem tiver certeza da origem e ausência de produtos químicos poderá empregá-los com os seus pássaros.

       As larvas de Tenébrio Molitor são empregadas por muitos criadores, especialmente para fêmeas que estejam tratando de filhotes. Os alimentos vivos foram importantes há tempos atrás. Atualmente, a diversidade de produtos industrializados torna seu uso um risco desnecessário. Não empregamos alimentos vivos em nosso criatório.
       Se o criador puder produzir suas larvas livres de fungos e bactérias, poderá oferecê-las aos seus curiós. Sugerimos aos interessados pela criação de larvas, a leitura de um artigo no link CRIAÇÃO DE LARVAS SEM FUNGOS

       Uma areia com granulometria fina é importante para a digestão dos curiós. É preciso muito cuidado com grãos maiores que podem ficar presos no interior do bico ou mesmo, ferir o epitélio intestinal.

       Água de boa qualidade deve ser trocada diariamente e servida em bebedouros com capacidade mínima de 50 mL. Bebedouros menores comprometerão a qualidade da água ao longo do dia.
       Preferimos empregar bebedouros com coloração âmbar, para maior proteção contra os efeitos da luz solar.

Fonte: http://www.cantoefibra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário