sexta-feira, 7 de junho de 2013

Reprodutor Cinco Oitavos

Reprodutor Cinco Oitavos
 
Com uma boa dose de atençăo e utilizando-se de procedimentos simples, como a heteroze e complementariedade, criadores podem formar reprodutores de qualidade inquestionável.
 
Por Luiz Antonio Taddei de Freitas
Há algumas ediçőes atrás, nossa revista trouxe ao amigo leitor um trabalho acompanhado de um pequeno gráfico que instruía os criadores quanto aos procedimentos a serem adotados na formaçăo de um Reprodutor Homozigoto; reconhecido como aquele que apresenta pureza total na representaçăo de determinada linhagem.
Identificando que os cruzamentos consangüíneos năo săo muito bem aceitos por uma parcela dos criadores, apresentamos agora, uma outra alternativa: a formaçăo do Reprodutor 5/8 (Ieia-se: cinco-oitavos). Os estudos sobre a obtençăo e as vantagens de um Reprodutor e de um grupo de indivíduos com esse grau de sangue surgiram com os bovinos e os resultados altamente positivos săo confirmados pelos excelentes níveis atingidos pelo rebanho bovino nacional, que transformaram o Brasil num dos principais expor­tadores de carne do mundo.
Primeiras eleiçőes no início da seleçăo
Qual é a resposta mais rotineira quando fala­mos sobre os caracteres a se­rem selecionados?
Repetiçăo, canto, valentia, fibra, etc. So­mente o criador Paulo Rui Camargo (Săo Paulo­SP), deu outra resposta: saúde, fertilidade, qualidade de plumagem, longevidade, postura ...
Entăo vemos que os bons caracteres a selecionar num mesmo criatório săo muitos. Alguns săo aparentes e representam a bandeira do criador, mas uma boa linhagem deve contemplar muito mais que algumas poucas qualidades aparentes e passíveis de mensuraçăo.
Volto ŕ posiçăo do criador Paulo Rui Camar­go, endossando-a e com plementando-a com a seguinte informaçăo: "Todas as espécies selecionadas pelo homem, o item Saúde dos indivíduos postos ŕ reproduçăo devem ser inquestionáveis. Em seguida devem ser observados: longevidade, fertilidade, intervalo entre posturas; machos com facilidade na cópula e as qualidades maternas nas fęmeas”.
Acredito também que uma das qualidades Prioritárias a serem observadas e perseguidas na seleçăo seja a "Predisposiçăo ao aprendizado do canto". Para tanto, devem ser sumariamente eliminados da reproduçăo todos os machos que tenham cantos năo condizentes aos padrőes atualmente aceitáveis. As únicas e possíveis exceçőes seriam para machos que apresentem tantas outras qualidades que justifiquem o emprego do "Grego".
Certas qualidades passíveis de mediçăo, ou verificaçăo, tipo "Repetiçăo" ou "Mutaçăo" săo aparentemente mais fáceis de serem alcançadas e talvez fixadas, enquanto outras, como a fibra, cujos critérios de avaliaçăo subjetivos e individuais, tęm entendimentos vários, săo aparentemente mais difíceis e vejo que somente será possível, dentro em pouco tempo, se forem observadas e comparadas o Conjunto da linhagem e năo apenas um único indivíduo.
Daí a importância da formaçăo de linhagem própria ou que representa um conjunto ou grupo de criadores.
Transcrevo:
"Concordo em gęnero e grau que dois pontos săo fundamentais para o sucesso:
1- formar linhagens próprias, originárias de verdadeiros raçadores.
2- Analisar o conjunto da produçăo para ter um verdadeiro resultado do trabalho realizado. De nada adianta o criador se empolgar com um ou outro produto muito bom ou até excepcional, se o resultado da avaliaçăo, na média, foi um retrocesso.
Tenho dentro da minha perspectiva que na avaliaçăo de qualquer individuo sujeito ŕ seleçăo genética, existem 2 tipos de elementos:
1- mensuráveis; 2- subjetivos.
Tal qual o grande Mestre Paulo Rui, indica, săo de extrema importância os elementos relativos ŕ rusticidade, e ŕ aptidăo reprodutiva. Estes sim (da mesma forma que nos animais de produçăo industrial), săo mesuráveis. Podemos, portanto, saber quantos ovos uma fęmea botou, quantos estavam férteis, quantos filhotes nasceram, quantos foram efetiva­mente criados, quantas posturas a fęmea fez, se ela chocou ou năo, etc etc. etc. Dessa forma, pode-se traduzir em números e estatísticas, o desempenho de cada matriz. Também se pode medir, a quantidade de cantos de uma ave, o tempo de cada canto, etc. Estes elementos săo de um valor inestimável para ter um verdadeiro controle de qualidade da produçăo, sem o qual, parece impossível imaginar um avanço genético".
(Álvaro Blasina - Rio de Janeiro ­RJ.)
Considerando que o vemos comumente nos criatórios săo indivíduos de qualidade, um dos caminhos a seguir para a constituiçăo de um bom plantel é adotar uma seqüęncia de cruza­mentos específicos e formar um Reprodutor 5/8, e com ele formar o plantel com essas boas qualidades de apenas alguns indivíduos. A idéia é a obtençăo de um produto mais rústico, com características próprias, com alto grau de heterose, que consiga promover a uniăo das boas qualidades de duas raças distintas (Complemen­taridade) e o principal: que perpetue essas qualidades em seus descen­dentes, nas próximas geraçőes.
D e s t a c o:
1) Complementaridade (essa é a palavra chave): - A combinaçăo das qualidades desejáveis das duas raças ou linhagens.
2) Heterose:- Mantém-se um bom grau de heterose. (Vigor, resistęncia, etc.).
Seqüęncia de cruzamentos para a formaçăo do 5/8 (cinco oitavos)
·No gráfico, entendam como o pássaro preto representa macho e o branco a fęmea.
·0 ideal seria se os 2 pássaros brancos (a fęmea inicial e o branco que está ao lado e que só irá acasalar com a fęmea 3/4) sejam irmăos de ninho. Esse é o 5/8 perfeito.
·É bom que sejam irmăos de ninho ou próprios, e melhor se os dois machos (de excelente qualidade) tiverem as qualidades principais diferentes. Ex.: Um macho (o preto) é disposto e muito cantador e o outro macho (branco) é de muita fibra e regular na performance (pode ser também um cantador e outro repetidor).
·É mais fácil fazer com dois machos excelentes e uma fęmea também filha de outro macho de excelente qualidade.
Vejam que o Macho Inicial (preto), reproduz 2 vezes e o outro (branco) apenas 1 vez, na conclusăo do programa, porém será dele o 5 (do 5/8). Portanto de maior influęncia.
-Esse 5/8 foi o "pulo do gato" como o gado bovino e será com nossos pássaros.
o único grau de sangue que consegue (depois do puro) transmitir e fixar qualidades.
-Esse grau de sangue é o da Complementaridade.
-Esse programa năo invalida nem substitui aquele outro programa de formaçăo do Reprodutor Homozigoto; este visa ŕ pureza dos caracteres desejados. O 5/8 visa ŕ obtençăo de um produto de resultados, de alta performance.
-Se por um lado o Reprodutor Homozigoto é o puro, esse 5/8 consegue manter um excelente grau de Heterose o que lhe garante muito vigor. Testes em bovinos compro­varam ser esse grau de sangue o responsável pelo surgimento do "Boi Indus­trial", ou seja, o 5/8 é aquele rústico, com vigor, fertilidade, produtividade e principal­mente com grande perfor­mance.
"Deixe-me dizer uma coisa: vocę pode possuir um Doutorado em genética, mas se năo sabe como e o que selecionar vocę estará descartado. Deixe-me dizer mais uma coisa: poderíamos ambos começar a criar exatamente com os mesmos pombos. Vocę poderia utilizá-Ias um ano e eu poderia utílizá-Ios no próximo ano. O que poderia ser mais próximo do que exatamente a mesma origem? Mas vocę sabe de uma coisa? Poderíamos perfeitamente terminar, após algumas geraçőes, com resultados opostos no que diz respeito até mesmo ŕs características. Por quę? Por causa da seleçăo. Tudo é devido ŕ seleçăo. Em resumo, o fator importante, o segredo do mito, repousa em ser capaz de selecionar, esse é o verdadeiro segredo, mas somente uns poucos indivíduos seletos conseguem dominar tal habilidade." (Mauricio Jemal - criador e selecionador de pombos - México).
Revista passarinheiros & cia 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário