sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Canto Praia Grande Clássico

Estrutura
O Canto Praia Grande Clássico possui uma Estrutura Musical composta por dois movimentos. O Primeiro Movimento ou Antífona (movimento anterior ao principal) é composto por 12 (doze) notas musicais agrupadas em Tríades (conjunto de três notas) e Duais (conjunto de duas notas). É executado uma única vez em cada cantada, e tem como função, a introdução do Segundo Movimento. O Segundo Movimento ou Movimento Principal também conhecido como Módulo de Repetição é composto por 16 (dezesseis) notas musicais, agrupadas com a predominância de Duais. É à parte do canto que o Curió repete, sendo que a última repetição do Módulo é denominada de Canto de Saída devendo apresentar de 4 (quatro) a 5 (cinco) Batidas de Praia arrematadas com Prrru, este denominado de Arremate proporciona o fechamento das cantadas com 8 (oito) ou mais Repetições.
Primeiro Movimento
As 12 notas musicais que compõem o Primeiro Movimento São:
Ti Tui Ti
TéTé
Quim Quim Toí
Té Té
TuéTué

Segundo Movimento
As 16 notas musicais que compõem o Segundo Movimento São:
Quim Quim
Té Té
Uil Uil
Té Té
Quim Quim Toí
Té Té
TuéTuéTué



Sonogramas
Primeiro Movimento Compassado
Elaboramos o Sonograma do Primeiro Movimento intercalando as Tríades e Duais com 1,5 segundos de tempo para facilitar a assimilação auditiva e visual. A audição com notas agrupadas deste arquivo deve ser efetuada mediante acompanhamento no sonograma abaixo. O arquivo de Som anexo também compassado corresponde rigorosamente ao Sonograma e foi didaticamente elaborado para facilitar a concepção por parte dos interessados.

Sonograma Primeiro Movimento Compassado













OBS:
É importante observar a existência de "Tríade" na Entrada de Canto e não de Dual conforme se tem preconizado. A terceira nota "Ti" que comprova a existência da Tríade de Entrada de Canto está destacada na cor vermelha para maior compreensão.
Primeiro Movimento Contínuo

Elaboramos o Sonograma do Primeiro Movimento de forma contínua, devendo-se ouvi-lo após várias audições do primeiro Movimento Compassado, facilitando assim a assimilação auditiva e visual do movimento contínuo. A audição deste arquivo deve ser efetuada mediante acompanhamento no sonograma abaixo, que representa a execução do Primeiro Movimento com andamento normal.
Sonograma Primeiro Movimento Contínuo

 
Vale aqui salientar por questões didáticas, que o Primeiro Movimento também é conhecido como Canto de Entrada, esta designação antiga refere-se ao conjunto das 13 (treze) notas do Primeiro Movimento. Por este motivo prefiro a designação de Tríade de Entrada do Primeiro Movimento, fundamentada na existência da terceira nota "Ti" destacada em vermelho nos dois canais (Efeito Estéreo) representados no Sonograma acima. Complementam o estudo do Primeiro Movimento dois arquivos audíveis denominados:

Primeiro Movimento Ana Dias Compassado.
Primeiro Movimento Ana Dias Contínuo.

Segundo Movimento Compassado
Elaboramos o Sonograma do Segundo Movimento intercalando as Tríades e Duais com 1,5 segundos de tempo a exemplo do movimento anterior para facilitar a assimilação auditiva e visual. A audição com notas agrupadas deste arquivo deve ser efetuada mediante acompanhamento no Sonograma abaixo. O arquivo de Som anexo também compassado corresponde rigorosamente ao Sonograma e foi didaticamente elaborado para facilitar a concepção por parte dos interessados.

Sonograma Segundo Movimento Compassado


















Obs:
Vale aqui salientar que o Dual de Samaritá "Uil Uil" confere ao canto Praia Grande o Status de Clássico Padrão Exemplar, incorporando originalidade e pureza de estilo na sua forma mais perfeita. Sendo assim tornou-se Modelo Padrão digno de imitação. Obra consagrada da mais alta categoria canora.

Segundo Movimento Contínuo

Elaboramos o Sonograma do Segundo Movimento de forma contínua, devendo ser ouvi-lo após várias audições do Segundo Movimento Compassado, facilitando assim a assimilação auditiva e visual do movimento contínuo. A audição deste arquivo deve ser efetuada mediante acompanhamento no sonograma abaixo, que representa a execução do Segundo Movimento com andamento normal.
Sonograma Segundo Movimento Contínuo















Obs:
Vale aqui observar no Segundo Movimento a repetição do trecho do primeiro Movimento que compreende a Tríade de Quim Quim Toí até as notas de Batidas de Praia. Saliento ser desejável no Módulo de Repetição apenas 2 (duas) ou no máximo 3 (três) Batidas de Praia sendo ainda desejável 4 (quatro) ou no máximo 5 (cinco) no Canto de Saída.
Complementa este estudo experimental do Canto Praia Grande Clássico, quatro arquivos audíveis para acompanhamento e entendimento dos Sonogramas aqui demonstrados, sendo que dois arquivos já foram citados quando da conclusão do Primeiro Movimento, e dois citaremos agora.
Ana Dias Segundo Movimento Compassado
Ana Dias Segundo Movimento Contínuo.
Esperando ter contribuído (com a divulgação destes conhecimentos) para o esclarecimento de enumeras questões que envolvem o aprendizado do Dialeto Praia Grande Clássico, Estilo Ana Dias por parte dos criadores iniciantes, ponho-me ao alcance de todos os interessados através do E-mail - gilsonferreirabarbosa@hotmail.com bem como pelos Tel - (0xx73) - 3211-8233 ou 3211-8436 para os esclarecimentos que se façam necessários.
O Autor
Gilson Barbosa-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário