sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conceitos Básicos Sobre Nutrição dos Pássaros.

O assunto "Nutrição Dos Pássaros" tem sempre suscitado questões interessantes.
Sempre que temos a oportunidade de discutir o assunto, duas situações acontecem, ou aprendemos mais ou firmamos nossas convicções.
        Gostaria apenas de lembrar alguns conceitos importantes:
.
        "Os seres vivos são dotados da capacidade de retirar dos alimentos as suas necessidades nutricionais".
        Podemos concluir sem muito embaraço que devemos disponibilizar aos nossos pássaros uma alimentação saudável e nutritiva, (em condições normais) eles se incumbirão do resto.

        "Os Pássaros necessitam processar Os Alimentos através da digestão".
        "Os alimentos são substâncias que quando ingeridas se decompõem e se transformam mediante processos de assimilação pelo organismo, para a sustentação da vida e de suas atividades".
        "Os pássaros são dotados da capacidade de prover reservas nutricionais em seus organismos, visando atender a situações de escassez alimentar, ou suprir incapacidades de busca pelo alimento durante a muda de penas, incubação das fêmeas, invernos rigorosos, inundações temporárias, calamidades em seu habitat etc."
        "Todo nutriente (sólido ou líquido) passará obrigatoriamente pelo trato digestivo e será processado e filtrado pelo Fígado e Rins. Uma vez satisfeitas as condições de nutrição e reserva, todo excesso acarretará sobrecarga ao organismo e terminará excretado."

    NOÇÕES BÁSICAS DE NUTRIÇÃO
        Devemos ter em mente os princípios da Nutrição Básica dos nossos pássaros e total observância aos mesmos. A busca por formulas "Milagrosas" de nutrição, tem nos conduzido à certeza de que estamos no caminho errado. Observe que não estamos aqui tratando da questão das carências alimentares ou das deficiências metabólicas, estamos tratando da Nutrição Básica para formação de um estado vital duradouro, produtivo e equilibrado.
Acho oportuno lembrar que nos anos 70 apregoávamos que no ano 2000 a alimentação mundial seria concentrada a base de micro e macro nutrientes, indispensáveis ao homem do novo milênio. Lembro-me da alimentação concentrada e comprimida em tabletes que iria substituir as refeições tradicionais com vantagens.
Nada disto se verificou, muito pelo contrário. O homem do segundo milênio busca cada vez mais os produtos orgânicos e naturais, por serem estes saldáveis e mais completos.
Entendemos que tão saldáveis sejam os nossos pássaros quanto mais pratiquemos a sua nutrição com competência e conhecimentos dos conceitos básicos..
        NUTRIÇÃO BÁSICA

        GENERALIDADES:

        ALIMENTO: Toda matéria sólida ou líquida que levada ao trato digestivo serão utilizadas para manter e formar tecidos, regular processos corporais e fornecer calor, e desta maneira manter a vida.

   COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS:
        1. Compostos orgânicos: carboidratos, proteínas, lipídios, e vitaminas.
        2. Compostos inorgânicos: minerais e água

        METABOLISMO: Processo químico de transformação dos alimentos em substâncias assimiláveis pelo organismo, produzindo calor e energia. Divide-se em:
        1. Anabolismo: síntese da matéria celular para o crescimento, manutenção e reparo dos tecidos.
        2. Catabolismo: quebra do material celular complexo para materiais mais simples, para produção de energia ou eliminação.

        MACRONUTRIENTES

        CARBOIDRATOS (GLICÍDIOS)
        A estrutura básica dos carboidratos (base alimentar dos pássaros) é formada por carbono, hidrogênio e oxigênio.
        A principal função dos carboidratos é fornecer energia, sendo que cada 1g de carboidrato, fornece 4kcal (unidade que mede o valor energético do alimento).
        A grande vantagem da ingestão do carboidrato é que eles são de fácil digestão e rápida absorção. (Condição indispensável aos pássaros.) A glicose é a unidade básica dos carboidratos, é a energia pronta para o organismo sob forma de glicogênio. O glicogênio fica armazenado nos músculos e no fígado, e é ele que fornece energia para a contração muscular de potência durante o voo.
        Sendo assim devemos manter em nossos pássaros uma taxa de glicogênio sempre alta para obtermos um melhorrendimento.

     FONTES: Sementes, Rações, Frutas, cereais e vegetais.

        PROTEÍNAS (PROTÍDOS)
        Sua estrutura é formada por carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e outros elementos como ferro, potássio, cobalto, etc. As proteínas são formadas por unidades estruturais chamadas aminoácidos (aa). Esses aminoácidos se combinam de diferentes formas e produzem muitos tipos de proteína, cada uma com uma função.
        Os aminoácidos dividem-se em dois tipos:
        1.Essenciais: são aqueles que retiramos dos alimentos.
        2. Naturais: são aqueles que nosso organismo produz.
        Funções das proteínas:
        Reparar e construir tecidos.
        Fonte de energia. 1g fornece 4kcal (sua digestão e absorção são mais lentas e dificultosas)
        É responsável pela formação de enzimas e hormônios. Fornecimento de aminoácidos. Forma imunoglobinas (anticorpos).

  FONTES:
        As fontes completas são ovos cozidos, Insetos vivos (cupins, larvas, grilos, etc.).
        OBS: embora a principal função da proteína alimentar seja contribuir para o fornecimento de aminoácidos destinados aos vários processos anabólicos (já citados como funções), a proteína pode ser catabolizada para produção de energia nos pássaros.

        GORDURAS (LIPÍDIOS)
        São formados por carbono, oxigênio e hidrogênio, mas diferenciam-se dos carboidratos pela ligação dos átomos. Elas podem ser sólidas ou líquidas (óleos)


        FUNÇÕES:
        Fonte de energia, sendo que 1g de gordura fornece 9kcal (é o macronutriente mais difícil de ser digerido pelos pássaros).
        Manutenção de órgãos e nervos do corpo protege contra lesões traumáticas e choques (isolante térmico).
        Carreador de vitaminas e depressor da fome. A saída do processo digestivo é muito demorada.

        COLESTEROL
        Um importante derivado da gordura. Ele é necessário em muitas funções corporais, incluindo a síntese dos hormônios masculinos e femininos e também desempenha papel importante na formação das secreções biliares, que participam da digestão dos alimentos.

 BIOREGULADORES DO METABOLISMO (Importante nos Pássaros)

        VITAMINAS
        Dividem-se em:
        1. Hidrossolúveis: são vitaminas do complexo B e a vitamina C . São armazenadas no organismo e são solúveis em água.
        2. Liposolúveis: são as vitaminas A, D, E e K . São armazenadas no organismo, geralmente no fígado.
        A principal função das vitaminas é participar em muitas reações orgânicas, contribuindo para a manutenção e equilíbrio do organismo.
        OBS: As vitaminas são acalóricas (não possuem valor energético).

        MINERAIS
        São substâncias inorgânicas, com funções específicas e agem como bioreguladores orgânicos. (Muito importante aos pássaros)

ÁGUA
        A água no corpo corresponde a 2/3 do peso total, cerca de 70%.
        A água é mais importante para os pássaros, que o alimento sólido: A desidratação é quase sempre fatal.
        FUNÇÕES:
        Meio de transporte (sangue, linfa e urina).
        Auxilia na digestão, absorção e excreção dos alimentos.
        Regula a temperatura do corpo.
        Lubrificação das funções mecânicas
        Estes são os conceitos básicos da Nutrição. O criador atento deve observar sempre o atendimento a estas questões nos seus pássaros, buscando nutri-lo, mediante o exercício orgânico das suas funções básicas, permitindo que o seu pássaro retire da sua dieta diária, os nutrientes necessários a manutenção das suas funções, nas quantidades que só o próprio organismo é capaz de dosar de forma adequada.




Autor
Gilson Ferreira Barbosa
gilsonferreirabarbosa@hotmail.com
Tel - 73- 211 8233 613 4442
Rua da Espanha, n° 86.
Itabuna-BA. CEP- 45.605-130

Nenhum comentário:

Postar um comentário