sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Como iniciar um plantel

Se pudermos enunciar uma virtude fundamental para quem deseja iniciar a formação de um plantel de curiós, ela é a paciência. A paciência é muito mais importante do que a capacidade de investimento.

        Com a reprodução em ambiente controlado e programas sérios de melhoramento genético, aumentamos um importante elemento de decisão que é a previsibilidade. Podemos citar como exemplo, duas linhagens que mantemos em nosso plantel: linhagem Encrenca do Gilson Gardenal, de Cascavel no Paraná e linhagem Jaraguá Velho, de Santa Catariana. Quando pássaros com consangüinidade fechada em cada uma dessas linhagens são cruzados, o resultado é, na maioria das vezes, curiós de muita fibra, razoavelmente repetidores e com pouca habilidade para o encarte de canto clássico. Note-se que essa característica pode ser atribuída aos exemplares que estão conosco.         Consideramos a possibilidade de que outros pássaros, ainda que das mesmas linhagens, apresentem outras peculiaridades. Vez ou outra nasce desses cruzamentos um filhote que aprende a cantar melhor ou mesmo um ótimo repetidor. Embora não tenhamos alcançado, até o presente, um bom índice nos aspectos repetição e capacidade de aprendizado do canto clássico, temos uma alta previsibilidade para característica fibra. Esse é um claro exemplo de previsibilidade.

        Por maior que seja a previsibilidade atingida em um plantel, não há receita para a produção de um campeão. O campeão é o fenômeno e esse é sempre aleatório. No entanto, há vários plantéis onde são conhecidos acasalamentos com grande previsibilidade de resultados para determinadas características, como o aprendizado do canto clássico, vóz, repetição ou mesmo para a fibra.

        A primeira decisão a ser tomada é a escolha do canto que se deseja encartar. Adquirir um filhote em um plantel onde o canto predominante é o paracambi e tentar convencê-lo a cantar praia é uma ótima receita para o insucesso. Ainda que a opção seja a aquisição de um curió para disputar os torneios de fibra, a questão do canto deve ser considerada. Ninguém merece ter um curió latindo dentro de casa.

Escolhido o canto, a paciência deve acompanhar a procura do filhote a ser adquirido. A busca ideal vai do fim para o começo. O ideal é identificar pássaros com as qualidades que desejamos e investigar o acasalamento que o produziu, procurando adquirir um filhote deste mesmo cruzamento.
Um cuidado especial deve ser tomado com os anúncios em revistas e sites na internet. O marketing sobre a qualidade genética dos planteis e linhagens é enorme. Em todas as linhagens são produzidos curiós muito ruins e curiós muito bons. Se assim não fosse, ninguém se dedicaria as outras se houvesse uma linhagem com garantia de melhores resultados. Pedigree não é garantia de resultado. A cada ano são produzidos milhares de filhotes descendentes de ícones da genética e apenas alguns são bons. Mesmo um acasalamento que já produziu excelentes pássaros poderá resultar em um não tão bom. Naturalmente que a probabilidade de obter um bom filhote é maior quando o acasalamento já foi homologado por progênie anterior.

        Se a procura for por um filhote para encartar o canto clássico, a questão do manejo desse filhote durante o seu primeiro mês de vida é tão importante quanto a sua genética. Há anúncios onde são mostradas instalações de criatórios com 10 ou 20 apartamentos acusticamente isolados, onde os filhotes são criados ouvindo apenas o canto do CD ou de um mestre, desde o seu nascimento. Isso realmente é muito bom. No entanto, um criatório pode ter 20 ambientes acusticamente isolados e produzir 500 filhotes por temporada. Como saber se o filhote que estamos adquirindo foi manejado com todos esses recursos ou estava entre os que foram direto para o gaiolão? Aí entra a questão da idoneidade do vendedor. Como em qualquer coletividade, há o joio e o trigo.

Na temporada de 2008 resolvemos conduzir um modesto experimento, que descreveremos de forma sucinta.

        Adquirimos 4 filhotes de renomados planteis comerciais, presentes na internet, com oferta de filhotes de excelente qualidade genética e vetorizados com o canto praia grande clássico. Como havíamos anunciado, em um grupo de discussões sobre curiós, que faríamos essa experiência, as aquisições foram efetuadas através de amigos, que a nosso pedido, negociaram, pagaram e receberam os filhotes por remessa aérea. Os filhotes foram indicados pelos próprios vendedores. A solicitação era de um filhote de boa genética, com perspectiva de repetição e corretamente vetorizado para o canto praia.
        Os preços variaram de R$ 800,00 a R$ 1.500,00. Os filhotes foram colocados em cabines de isolamento acústico fabricadas pela Grataner, em um cômodo isolado, onde nenhum som de pássaros podia ser ouvido. A sonorização empregada também foi fabricada pela Grataner. Adotamos o CD original Ana Dias Selo Prata. Fora das cabines foi mantido um rádio sintonizado em uma estação FM durante o dia. O banho de sol foi substituído pela exposição a um refletor com lâmpada especial da Arcadia Birds, sempre um filhote de cada vez, de modo que um não comprometesse o aprendizado do outro. O resultado não foi bom. Um filhote cantou um praia liso razoável, dois cantaram um canto com algumas notas de praia e um inventou um canto que não pode ser enquadrado em nenhum dialeto. Curiosamente, o de pior resultado foi o que custou mais caro. O que cantou praia liso mostrou-se bom repetidor e será aproveitado como reprodutor no plantel de um amigo. Os demais foram doados para pessoas que apenas queriam um curiozinho, sem nenhuma expectativa.

Decidimos não divulgar os criatórios que forneceram os filhotes. Não podemos julgar a qualidade de um plantel ou a idoneidade de um criador pelo resultado de um único filhote. Esse nunca foi o objetivo do experimento. Pretendíamos avaliar, simplesmente, as chances de sucesso de alguém que se inicia no canto de curiós apenas com informações disponíveis na internet. Certamente essa é a realidade de muitos.

        Há necessidade de muita paciência. É importante visitar criatórios, observar galadores. Um galador não conservará um canto perfeito, mas manterá um canto com alguma qualidade. Um pássaro que, em uma condição ideal de manejo, não conseguiu aprender o canto, dificilmente transmitirá essa habilidade para a sua progênie. São importantes as indicações das pessoas de nossa confiança que detêm conhecimento sobre a atividade.

  Na hipótese de aquisição de pássaros adultos, devemos nos acostumar a comprar o que estamos vendo e ouvindo. Se um pássaro apresentado por um vendedor estiver cantando e passando uma ou duas repetições, devemos avaliá-lo pelo que está mostrando. Acreditar nas histórias de que um seu irmão passa 40 samaritás, que dois filhos seus já foram vendidos por uma fortuna, de que não está repetindo agora por estar enxugando a muda ou estar muito enfemado, mas que é um grande repetidor, é certeza de comprar frustrações.

        Devemos observar as anilhas. Verificar se não foram adulteradas. Se estão no diâmetro correto. Se a data de nascimento corresponde à idade do pássaro que estamos observando. Se a anilha está na relação e pode ser transferida ou se a nota fiscal foi emitida no nome de quem está dispondo do pássaro ou se o mesmo possui o termo de transferência da propriedade, com firma reconhecida pelo cedente. De nada adiantará alegar inocência se for inspecionado pela fiscalização e apanhado com um pássaro com anilha irregular.

        Para a aquisição de fêmeas a preocupação é a mesma. Devemos evitar as chamadas fêmeas comprovadas, que somente produzem filhotes bons. Fêmeas com essas qualidades não são comercializadas por nenhum criador e se forem, será por valores muito elevados. Melhor adquirirmos filhotas de cruzamentos que já deram bons resultados. Normalmente, no próximo ano já estarão prontas para a reprodução, o seu preço será mais acessível e as chances de sucesso serão maiores.

         Não devemos iniciar com a aquisição de muitos pássaros. A reprodução dos curiós em ambiente doméstico é relativamente fácil e logo serão produzidos muitos filhotes.

        Juntar mais de um filhote em um mesmo ambiente, com a finalidade de encartar canto clássico, não dará certo. Há necessidade de isolamento acústico para aumentar o efetivo.

         Devemos lembrar sempre que a procura é por acasalamentos de resultado comprovado e não por curiós dessa ou daquela linhagem.

        Devemos ter muita paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário