sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Limpeza e Higiene

No criatório Pena Preta tem se como um dos cuidados primordiais, a limpeza e higienização, sendo realizada diariamente visando a saúde dos nossos pássaros.

Vamos descrever um pouco do nosso cotidiano:
  • Tudo deve estar bem limpo: ambiente, gaiolas, comida, ninhos e poleiros por isso nossa higiene é completa. Para cada pássaro separamos dois bebedouros o que torna o manejo mais prático, pois enquanto um está em uso o outro é lavado e desinfetado para que no outro dia já esteja pronto para ser utilizado, onde diariamente a água é trocada. Já na alimentação, para cada etapa se utiliza uma ração com nutrientes específicos, tendo sempre diariamente ração fresca e em abundância a disposição dos nossos pássaros.
  • A farinhada é trocada todos os dias. Separamos para cada pássaro dois comedouros do modelo “unha”, seguindo o mesmo sistema do bebedouro; enquanto um está em uso o outro é lavado e desinfetado.
  • A água de banho é colocada diariamente, adicionada de três gotas de vinagre de maçã, evitando assim a infestação de piolhos. Retirada das gaiolas após o término do banho dos pássaros, todas as banheiras são higienizadas com água e sabão neutro.
  • As gaiolas são lavadas em períodos curtos e as grades de fundo são trocadas duas vezes por semana. O fundo da gaiola é forrado com papel e este também é trocado duas vezes por semana deixando nosso criatório sempre limpo. O chão e a pia são higienizados todos os dias com sabão e desinfetante, sendo logo após secados com pano de algodão tendo em vista a grande preocupação com a umidade evitando a proliferação de fungos. Lembramos que todos os objetos utilizados são de uso exclusivo e específico do criatório.
  • Não é permitida a entrada de outros animais em nosso criatório, sendo adaptado telas finas nas janelas evitando assim a entrada de insetos e outros pássaros. Foi adaptado na porta de entrada uma borracha a fim de vetar o espaço existente entre o chão, evitando a entrada de animais rastejantes.
  •  Temos como prioridade em nosso criatório a limpeza e a atenção aos pequenos detalhes. Como muitos pesquisadores sempre dizem “Este é o segredo do sucesso na criação e devemos ser perfeccionistas nessa parte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário