sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Canto Praia Grande Clássico 2

Apesar de receber o nome em alusão à Ilha Grande, no litoral paulista, atribuindo-se a origem do dialeto aos curiós nativos dessa região, sabe-se que, como o conhecemos atualmente, jamais foi cantado por um pássaro em vida livre.

        O canto Praia Grande Clássico evoluiu a partir da gravação que o senhor Walter Moretti fez do curió Ana Dias, em 1985.

        O curió Ana Dias ficou conhecido por esse nome por ter sido capturado no Distrito de Ana Dias, Município de Itarirí, localizado entre o Vale da Ribeira e o litoral paulista, em 1955.
        O Ana Dias chamou a atenção, em primeiro lugar por ser um grande repetidor, dotado de belíssima voz. Em segundo lugar, pela facilidade com que aprendia novas notas com outros curiós e as incorporava ao seu canto.
        Como exemplo podemos citar a incorporação das notas Quim Quim e das batidas Tuá Tuá, típicas de curiós da região de Pedro Taques, SP.
        As notas Uil Uil, características do canto dos curiós da região vizinha à estação ferroviária de Samaritá, e as notas Té- Té, foram incorporadas ao seu canto durante a convivência com um curió chamado de Jurubatuba, que recebeu esse nome por ter sido capturado próximo a cachoeira do rio Jurubatuba.

   Assim, o canto do curió Ana Dias tornou-se, ao longo dos mais de 30 anos de sua vida, um canto de exceção, que encantava a todos que tinham a oportunidade de ouvi-lo. Felizmente seu canto foi eternizado pela gravação do sr. Moretti e é cantado atualmente por muitos curiós que aprenderam por lições de canto reproduzidas em vinil, fitas magnéticas e CDs.

Notas do canto Praia Grande Clássico
Entrada Longa ou Canto Básico
TI TUI 2 notas de entrada de canto
TÉ TÉ 2 notas de preparação ou ligação
QUIM QUIM TÓI 2 notas de quim quim com tói
TÉ TÉ 2 notas de preparação ou ligação
TUÁ TUÁ TUÁ ou TUÉ TUÉ TUÉ são representações das mesmas notas. 3 notas de batida praia
Sonograma do Canto Básico
Sonograma do Canto Básico ou Entrada Longa.

Fica evidente pela análise do sonograma, que a entrada de canto é composta por 3 notas, cuja sonoridade se aceita representar apenas por Ti-Tuí. Esse sonograma reflete o canto do Curió Maruc, Campeão Nacional Praia Clássico sem repetição pela FEBRAPS no ano de 2006. Canta o canto do curió Ana Dias com perfeição incomum.
Ouça o canto básico com intervalo entre os grupos de notas
Ouça o canto básico com andamento normal
Módulo de repetição
QUIM QUIM 2 notas de quim
TÉ TÉ 2 notas de preparação ou ligação
UIL UIL 2 notas de samaritá
TÉ TÉ 2 notas de preparação ou ligação
QUIM QUIM TÓI 2 notas de quim quim com tói
TÉ TÉ 2 notas de preparação ou ligação
TUÁ TUÁ TUÁ ou TUÉ TUÉ TUÉ são representações das mesmas notas. 3 notas de batida praia
Sonograma do módulo de repetição
Ouça o módulo de repetição com intervalo entre os grupos de notas
Ouça o módulo de repetição com andamento normal
Se continuar repetindo, repetirá sempre o módulo de repetição, iniciando pelas notas de Quim - Quim. É desejável que encerre a cantada com 4 ou 5 notas de batida de praia.

Contagem das repetições
Uma cantada é constituída pelo modulo básico ou entrada longa mais, ao menos, um módulo de repetição.
Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué
Uma cantada poderá incluir uma entrada longa e várias repetições do módulo de repetição.
Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué

A forma ortodoxa de contagem dos cantos se fundamenta nas batidas de praia.
Assim, no exemplo, diz-se que o curió passou uma cantada de quatro cantos. O primeiro referente a entrada longa ou canto básico e mais trêas refentes a execuções do módulo de repetição.
Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué (1º canto)+ Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué(2º canto) + Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué (3º canto)+ Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué(4º canto).

Há muitos que contam os cantos pelas notas de samaritá ( Uil-Uil).
Para esses, a mesma cantada seria de três samaritás, ou cantos. Isso por não o samaritá na Entrada Longa, presente apenas no módulo de repetição.
Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil (1º canto), Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil (2º canto), Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué+ Quim Quim, Té Té, Uil Uil (3º canto), Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué
Há alguns, ainda, que contam os cantos pelas notas de samaritá, mas assumem um canto para cada nota do samaritá (Uil) ou dois cantos para cada conjunto de notas do samaritá emitido pelo pássaro. Isso só faria sentido se o pássaro executasse uma cantada com apenas um módulo de repetição.
Para esses, o mesmo exemplo seria considerado como uma cantada de seis cantos.
Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil (1º samaritá), Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil (2º samaritá), Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim, Té Té, Uil Uil (3º samaritá), Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué
3 Samaritás X 2 = 6 cantos
Para efeito de contagem de cantos em torneios, costuma-se contar o número de cantos pelo conjunto de notas Quim-Quim. Esse método de contagem é considerado ultrapassado e muitos regulamentos já adotam a contagem pelas batidas de praia.
Nesse caso, no mesmo exemplo, teríamos uma cantada de quatro cantos.
Ti Tuí, Té Té, Quim Quim (1º canto) Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim (2º canto), Té Té, Uil Uil , Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim (3º canto), Té Té, Uil Uil , Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué+ Quim Quim (4º canto), Té Té, Uil Uil , Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué

Canto Praia Liso ou Praia Grande
Consideramos que um pássaro canta Praia Grande Clássico quando emite o conjunto de notas de samaritá em, pelo menos, 80% das cantadas.
Quando um curió canta as notas do canto clássico, mas nega o samaritá em mais de 20% das cantadas, é considerado um curió de canto Praia Liso ou, simplesmente, Praia Grande. Os curiós com canto Praia Liso negam o samaritá e o segundo conjunto TÉ-TÉ do módulo de repetição. Cantam:
Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué (faltam, no módulo de repetição, as notas Uil Uil , Té Té).
Quim Tói
Embora não configure uma categoria, é comum ouvir alguém se referir a determinado curió como sendo um Quim-Quim-Tói ou, simplesmente, um Quim-Toi.
Essa designação deve-se ao grave defeito de omitir oito notas no módulo de repetição, cantando:
Ti Tuí, Té Té, Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué + Quim Quim Tói, Té Té, Tué, Tué, Tué (faltam as notas Quim Quim, Té Té, Uil Uil, Té Té)

Fonte: http://www.cantoefibra.com.br/Curio/FrameCantoCurio/CantoCurio.htm

Um comentário:

  1. Amigo acho um erro embora nao proposital omitirem o dialeto xodó e Patricio quando se referem a canto classi praia grande. É como só o Ana Dias tivesse composto canto clássico sabemos que xodó e patricio também compuseram e cada um com suas peculiaridades que não estamos passando aos novatos. Seu texto está perfeito é só uma observação não critica .

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