segunda-feira, 11 de abril de 2011

IODEPOL

   IODEPOL
Guaifenesina e Iodeto de potássio

expectorante
Frasco com 120 ml + copo-medida de 10 ml
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Composição completa:
Cada 5 ml contém:
Guaifenesina.......................................................................................... 50 mg
Iodeto de potássio ................................................................................. 100 mg
INFORMAÇÃO AO PACIENTE:
O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, sob temperatura não superior a 25°C, ao abrigo da luz, calor e umidade, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados produtos fora do prazo de validade, pois podem ser prejudiciais à saúde.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Indicados no tratamento dos processos tráqueo-bronquíticos, aos iodetos são atribuídas as propriedades de aumentar o volume da secreção aquosa das glândulas bronquiais e de induzir a proteólise, proporcionando a liquefação do expectorado brônquico. À guaifenesina atribui-se propriedades expectorantes e de redução da viscosidade da secreção brônquica espessada. A ação aditiva dos dois componentes visa facilitar a retirada dos tampões de muco do trato respiratório.
Indicações:
Expectorante. Tratamento das tráqueo-bronquites e suas manifestações.
Contra-indicações:
HIPERSENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DA FÓRMULA. PACIENTES COM MANIFESTA IDIOSSINCRASIA AO IODO. GRAVIDEZ. PACIENTES PORTADORES DE BÓCIO.
Precauções:
DOSES EXCESSIVAS PODEM SER POTENCIALMENTE PERIGOSAS. EM RARAS CIRCUNSTÂNCIAS FORAM DESCRITOS CASOS DE INDUÇÃO DE BÓCIO EM RECÉM-NASCIDOS DE MÃES TRATADAS COM ELEVADAS DOSES DE IODETOS DURANTE A GESTAÇÃO. PODE EVENTUALMENTE OCORRER ATIVAÇÃO DE TUBERCULOSE PULMONAR EM PROCESSO LATENTE.
A GUAIFENESINA PODE PRODUZIR APARENTE ELEVAÇÃO DO ÁCIDO 5-HIDROXINDOLILACÉTICO. RECOMENDA-SE INTERROMPER O USO DE PREPARAÇÕES CONTENDO GUAIFENESINA 24 HORAS ANTES DA COLETA DA URINA PARA DETECÇÃO DESSE METABÓLITO. POR SUA SEMELHANÇA ESTRUTURAL COM A MEFENESINA, PODE OCORRER RELAXAMENTO DA MUSCULATURA ESQUELÉTICA, EMBORA ESSE EFEITO NÃO SEJA NORMALMENTE PRODUZIDO COM AS DOSES EMPREGADAS NO TRATAMENTO A QUE SE DESTINA. É EXCRETADO NO LEITE MATERNO, SEU USO NA LACTAÇÃO PODE PRODUZIR RASH CUTÂNEO E SUPRESSÃO TIREOIDEANA NO LACTENTE.
Interações medicamentosas:
O uso concomitante com diuréticos poupadores de potássio podem levar à hiperpotassemia, arritmias cardíacas.
Reações adversas:
O IODETO DE POTÁSSIO PODE INDUZIR CASOS RAROS DE IODISMO, COM HIPERSECREÇÃO DAS GLÂNDULAS EXÓCRINAS COMO AS NASAIS, LACRIMAIS E TRÁQUEO-BRÔNQUICAS E DE IODODERMA, CARACTERIZADO POR ERUPÇÕES ACNEIFORMES, PRURIGINOSAS OU ERITEMATOSAS.
A GUAIFENESINA PODE INDUZIR DESCONFORTO GASTRINTESTINAL E TONTURAS. DOSES MUITO ELEVADAS PODEM CAUSAR DOR NO ESTÔMAGO, NÁUSEAS, VÔMITOS E DIARRÉIA.
Posologia:
Crianças maiores de 13 anos e adultos: 1 copo-medida (10 ml), 4 vezes ao dia.
Crianças menores de 13 anos: dose total de 25 mg/kg/dia dividida em duas tomadas diárias.
Conduta na superdosagem:
Administração de quantidade copiosa de leite e mucilagem de amido. Aspiração e lavagem gástrica. Os sintomas de iodismo decorrentes de superdosagem cedem rapidamente com a interrupção do medicamento.
Dica de passarinheiro: Excelente resultado no tratamento da rouquidão dos pássaros. 1 gota por dia diretamente no bico por 3 dias seguidos. Se o pássaro não apresentar melhora, provavelmente com uma infestação por ácaros nas vias respiratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário