sábado, 2 de abril de 2011

REVECTINA

      REVECTINA       Ivermectina

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES
Comprimidos de 6 mg - caixas com 2, 4 e 80 comprimidos.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido de REVECTINA contém:
Ivermectina 6 mg
Excipientes: celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio, hidroxianisol butilado, ácido cítrico, q.s.p. 1 comprimido
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
CARACTERÍSTICAS
REVECTINA contém ivermectina, um antiparasitário de amplo espectro, derivado das avermectinas, uma classe isolada de produtos de fermentação do Streptomyces avermitilis.
A ivermectina é uma mistura que contém no mínimo 90% de 5-O-dimetil-22,23-dihi-droavermectina A1a e menos de 10% de 5-O-dimetil-25-di(1-metilpropil)-22,23-dihidro-25-(1-metiletil)avermectina A1a, geralmente conhecidos como 22,23-dihidroavermectina B1a e B1b ou H2B1a e H2B1b, respectivamente.
A ivermectina imobiliza os vermes induzindo uma paralisia tônica da musculatura.

FARMACOCINÉTICA
Após a administração oral da ivermectina, as concentrações plasmáticas são aproximadamente proporcionais à dose. A concentração plasmática máxima é atingida em aproximadamente quatro horas após a ingestão. A meia-vida plasmática é de 22 a 28 horas nos adultos, e o volume aparente de distribuição é de aproximadamente 47 litros. A metabolização é hepática e a maior concentração tissular é encontrada no fígado e no tecido adiposo. Níveis extremamente baixos são encontrados no cérebro, apesar da lipossolubilidade da droga. Isto se deve ao fato da ivermectina não atravessar a barreira hematoencefálica dos mamíferos em situações normais.
A ivermectina e/ou os seus metabólitos são excretados quase exclusivamente nas fezes em um período estimado de 12 dias, sendo que menos de 1% da dose administrada é excretada na urina na forma conjugada ou inalterada. Os efeitos da alimentação na disponibilidade sistêmica da ivermectina não foram estudados.
INDICAÇÕES
REVECTINA é indicada para o tratamento das seguintes infecções:
Estrongiloidíase intestinal: infecção causada por parasita nematóide Strongyloides stercoralis.
Oncocercose: infecção causada por parasita nematóide Onchocerca volvulus.
NOTA: a ivermectina não possui atividade contra parasitas Onchocerca volvulus adultos. Os parasitas adultos residem em nódulos subcutâneos, freqüentemente não palpáveis. A retirada cirúrgica desses nódulos (nodulotomia) pode ser considerada no tratamento de pacientes com oncocercose, já que esse procedimento elimina os parasitas adultos que produzem microfilárias.
Filariose: infecção causada por parasita Wuchereria bancrofti.
Escabiose: infestação da pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei.
Pediculose: dermatose causada pelo Pediculus humanus capitis.
CONTRA-INDICAÇÕES
Devido aos seus efeitos nos receptores GABAérgicos do cérebro, a REVECTINA está contra-indicada para pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central que possam afetar a barreira hematoencefálica.
Como não existem estudos em mulheres grávidas, a REVECTINA não deve ser usada durante a gravidez, já que a segurança não está bem estabelecida.
A REVECTINA deve ser evitada durante a amamentação e em crianças com menos de 15 Kg ou menores de 5 anos.
REVECTINA é contra-indicada para pacientes com hipersensibilidade à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula.
PRECAUÇÕES
Após o tratamento com drogas microfilaricidas, os pacientes com oncodermatite hiper-reativa (sowda) podem apresentar maior probabilidade que outros de sofrer reações adversas severas, especialmente edemas e agravamento da oncodermatite.
Estrongiloidíase: o paciente deve ser lembrado da necessidade de submeter-se a exames de fezes repetidos para comprovar a ausência do parasita Strongiloides stercoralis.
Oncocercose: o paciente deve ser lembrado de que o tratamento com REVECTINA não elimina os parasitas Onchocerca adultos e, portanto, normalmente é necessário repetir o acompanhamento e pode ser requisitado um novo tratamento.
Filariose: o paciente deve ser advertido de que a medicação elimina apenas as microfilárias e, portanto, não haverá reversão das alterações clínicas já existentes decorrentes dos parasitas adultos.
Pediculose e Escabiose: o paciente deverá ser reavaliado no intervalo de 1 a 2 semanas para certificar-se da cura. Nesses casos também devem ser tratados os contactantes infestados.
Dica de passarinheiro: Um comprimido em um litro de água. Melhor diluição com o uso de um liquidificador. Não fornecer outra fonte de bebida. Dose única. Em pássaros novos chegados ao criatório, ministrar por duas vezes, com intervalo de 21 dias entre as doses. No intervalo alternar Orosol e aminosol. A melhor época para aplicação é após o final da muda de penas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário